Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

Encontro para construção do PlanSan RJ

· Notícias

A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) vinha sendo objeto de políticas públicas no Brasil, especialmente nos últimos 15 anos, com repercussões positivas nas condições de saúde e nutrição da população brasileira.

Uma das conquistas foi a saída do Brasil do Mapa da Fome da ONU em 2014.

Infelizmente, depois do congelamento dos investimentos sociais por parte do governo federal e da extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea Nacional), os desafios para garantir a alimentação adequada à população brasileira está aumentado.

Continuando os encontros para discutir as Leis e Programas governamentais do setor, em março o tema do encontro mensal dos líderes comunitários da rede da Ação da Cidadania será 'Acompanhamento do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio de Janeiro (Plansan RJ).

O plano, que tem como um dos objetivos promover acesso universal à alimentação adequada e saudável, com prioridade para as famílias e pessoas em situação de insegurança, foi aprovado pelo Consea Estadual e pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, mas não foi aprovado pela Assembleia Legislativa. Por isso uma nova versão está sendo elaborada e é fundamental a participação da sociedade civil nesta construção.

Com entrada franqueada a qualquer pessoa interessada no assunto, o encontro conta com a participação de 250 voluntários da Ação da Cidadania, que distribuem as cestas básicas arrecadadas no Natal Sem Fome, e será conduzida pela Coordenadora de Ações Sociais da instituição, Ana Paula Souza. Estes eventos de formação são a contrapartida necessária para recebimento dos alimentos na campanha.

Atenção: das 13 às 15h será realizada a Oficina I: Reflexão Pessoal Para a Transformação Pessoal. Mais informações com a Ana Paula: 21 98785-0357 

O quê? Roda de Conversa: Acompanhamento do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional - Plansan RJ
Quando? Sábado, 14 de março, das 10 às 12h
Onde? Ação da Cidadania (Av. Barão de Tefé, 75, Saúde - Perto da Praça Mauá)