ONG doa alimentos para mais de 2 milhões de brasileiros

Campanha da Ação da Cidadania já arrecadou o equivalente a R$ 30 milhões entre produtos e recursos, mas ainda precisa de muito mais

· Na Mídia,Notícias

Fonte: Com informações da Folha de SP

A pandemia de Covid-19 afetou a vida de dezenas de milhões de brasileiros, não apenas como um caso de saúde pública, mas também socioeconômico. O número de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza no Brasil já era crescente nos últimos anos e, após a instauração da quarentena, cresceu ainda mais rapidamente. Por conta desta situação, a Ação da Cidadania intensificou sua atuação na doação de alimentos e deu início em Março à campanha #AçãoContraoCorona, que até o momento já auxiliou mais de 2 milhões de pessoas.
 

Para movimentar esta campanha, a ONG fundada pelo sociólogo Betinho nos anos 1990, contou com o apoio de pessoas físicas e jurídicas, além de parcerias com empresas privadas. Diversos canais foram disponibilizados para receber doações, que já se aproximam de R$30 milhões, entre recursos e produtos.
 

“A crise desencadeada pela pandemia estimulou a solidariedade de muitos brasileiros, que entenderam a urgência em ajudar neste momento e pudemos alcançar essa cifra de quase R$30 milhões. Infelizmente temos milhares de pessoas vivendo com pouco ou nada em nosso país, em números que já eram altos e crescentes antes mesmo da chegada do Covid-19”, declara Daniel Souza, presidente do conselho da Ação da Cidadania”.
 

Parcerias pioneiras
 

No início deste ano, a Ação da Cidadania foi a primeira ONG a fechar uma parceria com o iFood para receber doações através da plataforma de entregas. Com poucos cliques, os usuários podem destinar fundos que são revertidos para a compra de cestas básicas, entregues a pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil.
 

Com esta parceria, o iFood já repassou cerca de R$3 milhões em doações – R$1.1 milhão para auxiliar vítimas das enchentes no Sudeste e o restante para a campanha criada durante a pandemia. “Esse montante é suficiente para ser revertido em 780 toneladas de alimentos e atender 60 mil famílias ou 240 mil pessoas”, explica Rodrigo “Kiko” Afonso, diretor executivo da Ação da Cidadania.
 

A Ação da Cidadania também foi a primeira a fechar uma parceria para doações através do aplicativo de pagamentos AME Digital. É tudo muito simples: basta o usuário acessar sua conta digital, entrar na aba transações e depois doações. A Ação da Cidadania está na categoria “alimentação para todos”. Depois é só clicar e doar. “Tanto na parceria com o AME quanto com o iFood, a Ação da Cidadania auxiliou na criação dos processos para recolher doações nessas plataformas. E estas iniciativas estão dando muito certo”, declara Kiko.
 

A campanha #AçãoContraoCorona também conta com o apoio do Programa Mundial de Alimentos (WFP), Food and Agriculture Organization (FAO), UNESCO, Unicef, ACNUR, Movimento Bem Maior, Fiocruz, CNBB, iFood, Universo Americanas, AME Digital, Mastercard, PagSeguro, UOL, B3, Postos ALE, Tik Tok, Facebook, CBF, General Mills, Coca-Cola, Sitawi, Camil, Copa do Nordeste, dentre dezenas de outras empresas e instituições.
 

A Campanha continua
 

Mesmo com todo apoio da sociedade civil organizada, dezenas de milhões de brasileiros continuam sob ameaça de insegurança alimentar já que a situação socioeconômica do país não tende a melhorar nos próximos meses. A ONU estima que o número de pessoas que passam fome em 2020 pode superar em até 132 milhões o que se estimava anteriormente. Além disso, ao final do ano em todo o mundo, até 12.000 pessoas podem morrer diariamente de fome causada pela Covid-19, potencialmente mais do que o número de mortes causadas pelo próprio vírus, segundo estimativas da organização beneficente Oxfam International.
 

“Nossa campanha segue de forma contínua. Vamos emendar a campanha ao Natal Sem Fome que começa em 18 de Outubro e vai até Dezembro. Enquanto a crise não se soluciona, as pessoas precisam do nosso apoio, afinal, como diria Betinho, quem tem fome, tem pressa”, diz Kiko.