Voltar ao site

iFood e Ação Cidadania arrecadam mais de 200 toneladas de alimentos em apenas 25 dias

para as vítimas das chuvas no sudeste

· Notícias
  
Maior doação já feita para a ONG entregará mais de 1 milhão de refeições para pessoas atingidas pelas chuvas nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro
 
São Paulo, 5 de março de 2019 – O iFood, foodtech líder da América Latina, e a Ong Ação Cidadania, fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, iniciaram as doações de alimentos para famílias atingidas pelas chuvas na região Sudeste. São mais de 200 toneladas de alimentos distribuídos pela rede de comitês da Ação da Cidadania e outras entidades parceiras locais que ajudarão cerca de 130 mil pessoas.
 
O iFood dobrou o valor doado por cada usuário no período de 25 dias, totalizando mais de R$ 1 milhão. Diante da situação emergencial no Sudeste por conta das chuvas em fevereiro, o projeto de lançamento da plataforma de doação da foodtech que estava previsto para o segundo semestre, foi antecipado e o time responsável no iFood acelerou o desenvolvimento e implantação para entregar uma solução rápida de doações de alimentos.
 
O montante foi destinado à Ação da Cidadania, parceira que já se beneficiou de outras iniciativas da plataforma como na campanha do Natal Sem Fome, além de doações para a população de Brumadinho (MG). “Estamos falando de mais de 1 milhão de refeições. Essa é a maior doação única de uma empresa para a Ação Cidadania. Os resultados dessa campanha mostram que, com modelos inovadores, ONGs, empresas e seus clientes podem, juntos, gerar um enorme impacto social positivo para o Brasil em um curto período de tempo”, diz Rodrigo “Kiko” Afonso, Diretor Executivo da Ação da Cidadania.
 
“Estamos muito felizes com o engajamento dos nossos usuários e o grande resultado que atingimos em menos de um mês de ação. Com a nossa capilaridade, tecnologia e a parceria com a Ação da cidadania, esperamos fazer do ato de doar uma experiência simples e cada vez mais frequente na vida dos brasileiros para que se torne um hábito, assim como usar o app para pedir uma refeição.”, revela Bruno Montejorge, Diretor de Comunicação Institucional e Sustentabilidade.
 
A plataforma permanente de doações faz parte de uma das frentes estratégicas da área de Sustentabilidade da empresa. Recentemente, a foodtech foi reconhecida pelo Centro de Excelência contra a fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP/ONU) pelo desenvolvimento de iniciativas que colocam o tema em destaque nacional. "Entendemos que o iFood junto com a Ação da Cidadania tem como objetivo conscientizar os seus clientes para combater a fome. Consideramos que é uma importante contribuição para minorar o impacto no país e dar visibilidade a esta chaga de forma permanente ao longo do ano.", diz Daniel Balaban, Diretor e Representante da WFP.
 
Como doar
 
A doação pode ser feita em poucos toques e de duas formas. A primeira é ir até a aba ‘Perfil’, selecionar o campo de “Doações” e escolher um dos três valores fixos disponíveis. A outra opção é ao finalizar um pedido, clicar no banner da nova função “Compartilhe uma refeição”, na página de espera. O pagamento é feito via cartão de crédito cadastrado no app, que está disponível em versões para Android e iOS.
 
Sobre o iFood
O iFood, uma das mais inovadoras foodtechs do mundo e líder em delivery online de comida na América Latina, tem 26,6 milhões de pedidos mensais. Há oito anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também no México e Colômbia. Atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para os mais de 131,3 mil restaurantes cadastrados em 912 cidades em todo o Brasil. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile - líder global em marketplaces móveis - e a Just Eat - uma das maiores empresas de pedidos on-line do mundo.
 
Sobre a Ação da Cidadania
Fundada pelo Sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, em 1993, formou uma imensa rede de mobilização de alcance nacional para ajudar 32 milhões de brasileiros que, segundo dados do Ipea, estavam abaixo da linha da pobreza.
 
É um movimento social que nasceu baseado em um conceito simples: SOLIDARIEDADE, TODOS NÓS PODEMOS. Entre 1993 e 2019 foram arrecadadas mais de 33.000 toneladas de alimentos em todo o Brasil, beneficiando mais de 3.500.000 famílias com o equivalente a 132.000.000 de pratos de comida distribuídos. Criada no auge do Movimento pela Ética na Política, a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida se transformou no movimento social mais reconhecido do Brasil. Seu principal eixo de atuação é uma extensa rede de mobilização formada por comitês locais da sociedade civil organizada em todo o país, em sua maioria compostos por lideranças comunitárias, mas com participação de todos os setores sociais.