Voltar ao site

Histórias da Cidadania lota Cine Odeon

Sessão especial do documentário

· Notícias


O documentário Histórias da Cidadania mostra algumas pessoas que continuaram o legado do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, morto em 1997. 

 

Betinho foi referência no Brasil no combate à fome e à miséria depois da redemocratização do país e ficou eternizado na canção O Bêbado e o Equilibrista, de Aldir Blanc e João Bosco, que se refere a ele como o irmão do Henfil. Criou a Ação da Cidadania e o Natal Sem Fome, a maior campanha de combate à fome organizada pela sociedade civil. 

 

No dia 7 de dezembro foi realizada uma sessão especial do filme no Odeon e contou com a presença lideranças comunitárias da Ação da Cidadania, alunos do Colégio Estadual Herbert de Souza, além da produção do filme e público em geral. Idealizado pelo filho do sociólogo, Daniel Souza, dirigido e roteirizado por Victor Lopes e produção da Plano Geral, o documentário conta mostra a relação de Assis Nóbrega, da Paraíba, Ilaci de Vieira e Norton Tavares, Rio de Janeiro, e Nara Recktenwal, Rio Grande do Sul, com a campanha, além de exibir depoimentos do Diretor Executivo da Ação da Cidadania, Rodrigo Afonso, e de Daniel Souza. 

 

O Natal Sem Fome arrecadou em 2018 mais de mil toneladas de alimentos que foram distribuídos para famílias em situação de insegurança alimentar, e tem como objetivo colocar a fome na pauta de discussões nacionais e cobrar que o governo crie políticas públicas de combate à fome, única alternativa viável para erradicação da miséria no país. 

 

Criada em 1993, a campanha mobilizou milhares de voluntários criando uma gigantesca rede de cidadania. Depois de 10 anos sem uma edição nacional, a Ação da Cidadania voltou a arrecadar alimentos em 2017 por conta da ameaça concreta da volta do Brasil ao Mapa da Fome da ONU, de onde saiu em 2014 depois do sucesso de políticas como o Bolsa Família, o Programa de Aquisição de Alimentos e o Program Cisternas, todas elas criadas a partir da sociedade civil através do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, extinto pelo atual presidente, Jair Bolsonaro. 

 

Histórias da Cidadania mostra a importância desta campanha, a logística de arrecadação e entrega dos alimentos, e sua importância política no atual momento que o país passa. 

 

Fotos: AC Junior

broken image