Voltar ao site

Líderes comunitários discutem a Reforma da Previdência

Mais de 200 pessoas se reuniram na Ação da Cidadania

Como a Reforma da Previdência pode impactar a segurança alimentar do brasileiro? Foi essa pergunta que conduziu o bate papo conduzido por Susana Moreira Padrão, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio de Janeiro, na roda de conversa mensal que aconteceu na sede da Ação da Cidadania, região portuária do Rio, no último dia 3.

 

Partindo de um texto base preparado por Susana, a atividade tinha como objetivo tentar responder as seguintes questões:

 

A Reforma vai acabar com privilégios?
Quais serão as novas idades e tempo de contribuição para aposentadoria?
Como funciona e passará a funcionar com os trabalhadores rurais?
Como ficará a situação dos pensionistas?
A Previdência é deficitária?

 

Depois de uma explanação inicial sobre o tema, as duzentas lideranças comunitárias presentes, integrantes da rede da Ação da Cidadania, se dividiram em grupos de aproximadamente 15 pessoas no qual discutiram o assunto. Uma votação dentro dos grupos foi realizada, com aqueles favoráveis ou não à Reforma explanando suas opiniões.

 

Ao final das discussões, cada grupo criou um cartaz com o resultado da votação e com alguns tópicos levantados, que foram expostos e lidos para todos.

A maioria dos presentes foi contrária a Reforma, entendendo que os mais afetados serão aqueles que recebem os menores benefícios. Os rendimentos de uma família estão diretamente ligados à segurança alimentar de seus membros, e as alterações na Previdência colocarão em risco a segurança de milhões de famílias em todo o Brasil.

Encerrando a atividade, Maria Consolação Lucinda, da Ong Novamérica, falou sobre a Reforma por uma perspectiva da participação cidadã, enquanto Maroly Penteado, do Movimento Humanista, pela perspectiva da Não-Violência.

 

Ao final do encontro, foi realizado um lanche coletivo, no qual cada liderança levou um item, e uma feira de desapego.

 

Visite o álbum com fotografias do evento em nossa página no Facebook.

 

A próxima roda de conversa acontecerá no dia 14 de setembro, sábado, e a entrada é gratuita e franqueada a qualquer pessoa interessada em discutir cidadania. A Ação da Cidadania fica na Avenida Barão de Tefé, 75, Saúde (perto da Praça Mauá e do Hospital dos Servidores).